- publicidade - <>
- publicidade - <>

Prepare-se: Mudança para o horário de inverno acontece no próximo domingo

O horário de verão está prestes a terminar, e no próximo domingo, dia 27 de outubro, entrará em vigor o horário de inverno. Nesta transição, os relógios deverão ser atrasados uma hora. Este ajuste marca o início de dias mais curtos e noites mais longas, com impacto direto no ritmo diário das pessoas.

Como funciona a mudança de hora:

  • Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira: Às 2h da manhã de domingo, os relógios devem ser atrasados para a 1h.
  • Região Autónoma dos Açores: A mudança ocorre mais cedo, às 1h da madrugada, momento em que os relógios são ajustados para a meia-noite.

Esta alteração no fuso horário tem como base uma diretiva da União Europeia de 2000, que regula a mudança de horário duas vezes por ano, com o objetivo de melhor aproveitar a luz solar e reduzir o consumo de energia. O ajuste é feito no último domingo de março (quando se adianta o relógio) e no último domingo de outubro (quando se atrasa).

Próxima mudança:

O próximo ajuste de hora está previsto para o dia 30 de março de 2025, quando os relógios serão novamente adiantados uma hora, dando início ao horário de verão.

Como se adaptar à mudança de horário:

A mudança de hora, embora necessária, pode trazer alguns desconfortos, como desregulação do sono e alterações no ritmo biológico. Para minimizar o impacto, a DECO PROTeste, Associação para a Defesa do Consumidor, divulgou algumas dicas para ajudar na adaptação:

  1. Mantenha uma rotina de sono regular: Garanta que dorme pelo menos sete horas por noite, especialmente nos dias que antecedem e sucedem à mudança de hora.
  2. Evite o uso de dispositivos eletrónicos e bebidas estimulantes como cafeína ou álcool antes de dormir, pois podem comprometer a qualidade do seu sono.
  3. Ajuste gradualmente os seus horários: Nos dias que antecedem a mudança, tente deitar-se e acordar 15 a 20 minutos mais tarde (para o horário de inverno) ou mais cedo (para o horário de verão) para que a transição seja menos abrupta.
  4. Atualize os seus dispositivos: Na noite de sábado, certifique-se de que os relógios que não ajustam automaticamente estão configurados para o novo horário.
  5. Aproveite a luz natural: Após a mudança de hora, passe algum tempo ao ar livre durante a manhã para ajudar a regular o seu ritmo biológico, beneficiando da exposição à luz solar.

O impacto na saúde e na economia:

A mudança de hora tem sido motivo de debate na União Europeia, com alguns países a questionar a sua eficácia no que diz respeito à poupança de energia, um dos seus principais objetivos originais. Alguns estudos indicam que o impacto energético pode ser menos relevante hoje em dia, devido às mudanças nos padrões de consumo e nos avanços tecnológicos. Além disso, há preocupações sobre os efeitos no bem-estar e na saúde das pessoas, já que a transição pode alterar o ciclo de sono e aumentar a fadiga.

Um sistema em revisão:

A mudança de hora tem sido alvo de discussões a nível europeu, e, em 2019, a Comissão Europeia propôs acabar com o sistema de mudança sazonal. Contudo, a decisão final foi adiada devido à necessidade de mais consultas entre os Estados-membros, sendo que muitos países continuam a avaliar os benefícios e desvantagens da prática.

Enquanto isso, o atual regime permanece em vigor, o que significa que no próximo domingo será novamente hora de ajustar os relógios.

Partilhar

<>
Caria
céu limpo
30.2 ° C
30.2 °
30.2 °
19 %
3.8kmh
0 %
Ter
29 °
Qua
36 °
Qui
31 °
Sex
27 °
Sáb
24 °

Nuno da Câmara Pereira desiste da candidatura à Câmara de Belmonte

Nuno da Câmara Pereira anunciou, hoje, através de uma...

Sabugal: Pulseira eletrónica por violência doméstica

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo Investigação e...

Dinheiro PRR para residência estudantil do IPG quase duplica para 4,9 milhões

Colocado fora do financiamento PRR às novas residências em...

Detido por crime de incêndio urbano em Castelo Branco

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve,...
- publicidade -