- publicidade - <>

Políticas e Práticas Educativas em debate na Casa da Cultura da Sertã a 18 de fevereiro

No próximo dia 18 de fevereiro (terça-feira), a Casa da Cultura da Sertã vai ser palco do Seminário “Políticas e Práticas Educativas: Contributos do Conselho Nacional de Educação (2022-2024)”, promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em parceria com a
Câmara Municipal da Sertã e o Agrupamento de Escolas da Sertã.


Este seminário surge com o propósito de realizar e apresentar o balanço crítico e reflexivo do trabalho desenvolvido pelo CNE entre 2022 e 2024, realizado através das suas seis comissões especializadas permanentes: Currículo, Inovação Pedagógica nas Escolas, Escola e Sociedade, Professores e outros profissionais da Educação, Democratização e Desigualdades Educativas e Educação Superior, Ciência e Tecnologia.


O seminário decorrerá das 9 às 16h20, e ao longo de dois painéis e uma conferência, contará com a participação de personalidades da vida académica, científica e cultural do país, cujo contributo e experiência será uma mais-valia para refletir sobre o trabalho do CNE e, ao mesmo tempo, analisar o estado atual da educação.


A participação neste seminário é gratuita, sendo apenas necessário formalizar inscrição até dia 12 de fevereiro, através do formulário online disponível aqui.


Após a receção aos participantes, pelas 9 horas, Lua Afonso, aluna do 11º ano da Escola Secundária da Quinta das Palmeiras (Covilhã) protagonizará um momento poético.

Segue-se a abertura do Seminário, que contará com as intervenções de Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Carlos Fernandes, Diretor do Agrupamento de Escolas da Sertã, Manuela Tender, Presidente da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República e Domingos Fernandes, Presidente do Conselho Nacional de Educação.

Às 10h15 dá-se início à conferência “La carrera entre educación y tecnologia, un desafio social, institucional y profesional”, apresentada por Mariano Fernández Enguita, Professor Catedrático na Facultad de Educación, da Universidad Complutense de Madrid.


Após uma pausa, às 11h30 terá início o primeiro painel do dia, dedicado à “Educação e Democracia”. Com moderação de Jorge Gonçalves, do CNE, este painel terá como intervenientes Andreia Gouveia, da Universidade Portucalense do Porto, Pedro Abrantes, da Universidade Aberta e Susana da Cruz Martins, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Segue-se um debate, marcando o final da primeira parte deste seminário.


O segundo e último painel do dia inicia-se às 14h30, sendo dedicado ao tema “Currículo, Inovação e Profissionalismo Docente”. Para abordar estes tópicos, intervêm José Augusto Pacheco, da Universidade do Minho, Ana Isabel Andrade, da Universidade de Aveiro e
Amélia Lopes, da Universidade do Porto. A moderação será feita por Cláudia André, do CNE e, no final, haverá novo debate.

Às 16 horas, António Dias e Conceição Gonçalves, assessores técnico-científicos do CNE fazem uma síntese de tudo o que foi debatido neste dia. Segue-se a sessão de encerramento com os discursos de Fernando Alexandre, Ministro da Educação, Ciência e Inovação e
Domingos Fernandes, Presidente do Conselho Nacional de Educação.

Partilhar

<>
Caria
nublado
15.4 ° C
15.4 °
15.4 °
69 %
2.2kmh
96 %
Qui
17 °
Sex
14 °
Sáb
12 °
Dom
15 °
Seg
14 °
- publicidade -