A Covilhã acolhe, entre 11 e 15 de abril, a sexta edição do Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior, que este ano regista a maior participação de sempre, com 68 concorrentes de vários continentes.
O evento, organizado pela Associação Cultural da Beira Interior em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã e o apoio da ADC, da ICOVI e da marca Majestic, reforça a sua posição no panorama cultural e artístico internacional. Desde a sua criação, em 2016, já reuniu 290 candidatos ao longo das edições.
Os participantes desta edição vêm de países como Portugal, Holanda, Espanha, Suíça, Venezuela, Itália, França, Alemanha, Japão, Hungria, Brasil, Taiwan e Noruega. No plano nacional, há inscritos de diversas localidades, incluindo Lagos, Évora, Lisboa, Porto, Braga, Guimarães, Bragança, Viseu e Castelo Branco.
A vereadora da Cultura da Covilhã, Regina Gouveia, destacou o crescimento e prestígio do concurso, realçando que muitos dos vencedores anteriores são agora professores de percussão e incentivam os seus alunos a participar. O maestro Luís Cipriano, Diretor Artístico do evento, sublinhou que esta será a edição “mais forte e completa”, contando não só com o concurso, mas também com masterclasses, workshops e um festival.
O concurso, que não atribui prémios monetários, oferece instrumentos musicais de alto valor aos vencedores, ajudando-os a aprimorar a sua técnica. Além disso, haverá workshops para os concorrentes eliminados e atividades pedagógicas para alunos do primeiro ciclo da Covilhã, incluindo a doação de uma mala pedagógica de instrumentos a uma escola local.
A vertente de festival trará ainda concertos para vários espaços da cidade, incluindo bares, promovendo a percussão junto do público. Criado em 2016, o Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior passou a ter caráter bienal após 2017 e continua a afirmar-se como uma referência na área.
Foto – Municipio da Covilhã