A Sala de Exposições Temporárias do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro acolhe, entre os dias 2 de abril e 30 de maio de 2025, a exposição “Que da ocidental praia lusitana / por mar nunca antes navegados” – Os Lusíadas na coleção de Eduardo Saraiva.
A inauguração acontece no dia 2 de abril, às 18h00, integrando-se nas comemorações do V centenário do nascimento de Luís de Camões. A exposição destaca a importância deste épico na História de Portugal, explorando diversas edições da obra e apresentando projeções multimédia.
A partir da coleção privada do fundanense Eduardo Saraiva, foram selecionadas edições de vários idiomas, incluindo português, francês, inglês, alemão, latim, mirandês, espanhol, italiano e até a variante brasileira da língua portuguesa.
Para Eduardo Saraiva, o interesse por Os Lusíadas surgiu na juventude, inspirado pelo Dr. Carvalho, professor de Português no Colégio de Santo António, no Fundão, que incentivava a leitura desta obra-prima.
Um dos destaques da exposição será a apresentação ao público do busto de Camões em cerâmica, que durante anos presidiu a primordial Biblioteca Municipal do Fundão, num gesto simbólico de resgate da memória camoniana da cidade.
A entrada é gratuita, e a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e aos sábados, das 14h00 às 17h30.
texto – Beatriz Tavares