Desde abril, cerca de 25 cidadãos estrangeiros residentes em Penamacor frequentam um Curso de Formação de Língua Portuguesa promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). As aulas decorrem duas vezes por semana e prolongam-se até setembro, com o objetivo de reforçar os conhecimentos de português como ferramenta essencial para a integração.
A formação tem lugar nas instalações da Incubadora de Valorização de Recursos Endógenos, Espaço Cidadão e Atendimento ao Munícipe e Gabinete de Atendimento Local. Trata-se de mais uma iniciativa que procura responder ao crescimento significativo da comunidade estrangeira no concelho, que já representa mais de 10% da população local. No Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, os alunos estrangeiros atingem já os 18%, especialmente no pré-escolar e primeiro ciclo.
A maioria destes cidadãos é oriunda do Reino Unido, Países Baixos e de outras nações nórdicas. Estes dados fazem parte de um estudo em curso do Instituto Politécnico de Castelo Branco sobre a realidade migratória na Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.
Para além deste curso, a Junta de Freguesia de Penamacor apoiou, entre 2023 e 2024, aulas de Português Língua Não Materna dirigidas a adolescentes e adultos, em contexto de iniciação, como segunda língua ou língua estrangeira. Esta ação incluiu ainda uma visita guiada a vários locais da vila e do concelho, com o objetivo de facilitar a integração e promover o conhecimento do património cultural, material e natural da região.
Também no Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches tem havido um esforço estratégico no sentido de acolher e integrar esta comunidade, com especial enfoque na aprendizagem da língua portuguesa adaptada às suas necessidades.
Foto – Município de Penamacor