A multiculturalidade vai estar em destaque no próximo dia 17 de maio, no Jardim do Lago, na Covilhã, com a realização da Mostra Cultural 2025, inserida na IV edição da iniciativa Diversidade Cultural.
Organizada pela Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, com o apoio de várias entidades locais e nacionais, a Mostra propõe uma tarde cheia de música, dança, gastronomia e artesanato, reunindo representações de países como Angola, Moçambique, Brasil, Argentina, Índia, Síria, Cuba, Portugal, entre outros.
O evento começa às 15h00, com uma atuação do grupo Vozes do CAI, de Portugal, e segue com momentos artísticos de diferentes culturas, destacando-se atuações de Lídia Maiaze (Moçambique), Emiliano Makaza (Angola), Sofia Moura (Portugal), Adelta Castro (São Tomé e Príncipe), Jair Meireles (Brasil), entre muitos outros.
A programação inclui ainda um momento de leitura com sotaque, performances de dança e canto, além da atuação de Ananda Kalyani com música kirtan (mantras indianos).
Feira Cultural e Happy Hour Gastronómico
Entre as 15h00 e as 20h00, o Jardim do Lago recebe ainda uma Feira Cultural de gastronomia e artesanato, com bancas representando países como Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Reino Unido, Colômbia, Peru, entre outros. A partir das 16h30, decorre a “Happy Hour Gastronómica”, com sabores autênticos das várias culturas presentes.
A Mostra conta com a participação de agrupamentos escolares, associações humanitárias, cooperativas e artesãos, destacando-se a presença da Casa do Povo do Paul, AMURT, Ananda Kalyani – Master Unit e agrupamentos de escolas da região da Covilhã.
O encerramento está marcado para as 20h00, concluindo um dia onde a convivência, a inclusão e a celebração da diversidade serão os verdadeiros protagonistas.