Covilhã: SEPNA recolhe poupa juvenil e ouriço-terrestre para recuperação e proteção

0
204

O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana (GNR) recolheu, no dia 26 de maio, uma poupa juvenil (Upupa epops) e um ouriço-terrestre, no concelho da Covilhã, no âmbito de uma ação de patrulhamento ambiental.

A intervenção resultou de alertas feitos por populares, que identificaram a presença de animais em situação de vulnerabilidade: a poupa juvenil foi encontrada na localidade de Teixoso, incapacitada de voar, e o ouriço-terrestre foi avistado em plena via pública, na cidade da Covilhã.

Os militares deslocaram-se prontamente aos locais indicados, tendo procedido à recolha segura dos dois animais. Ambos foram posteriormente entregues ao Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS), em Castelo Branco, onde serão alvo de monitorização clínica e processo de recuperação, com vista à sua libertação no habitat natural.

A GNR relembra que o SEPNA tem como missão diária a proteção dos animais e da biodiversidade, apelando à colaboração da população na denúncia de situações de risco ou infrações ambientais.
Para o efeito, está disponível a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona 24 horas por dia.

“A preservação da fauna selvagem é uma responsabilidade de todos. A rápida atuação dos cidadãos e dos nossos elementos garante o bem-estar dos animais e a sua reintegração na natureza”, refere a GNR em comunicado”.