No passado dia 26 de maio, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Covilhã, pertencente ao Comando Territorial de Castelo Branco, procedeu à recolha de uma poupa juvenil (Upupa epops) e de um ouriço-terrestre no concelho da Covilhã.
Durante uma ação de patrulhamento, os militares foram alertados por populares da localidade de Teixoso para a presença de uma poupa juvenil que se encontrava incapacitada de voar. Pouco depois, já na cidade da Covilhã, um outro cidadão informou sobre a presença de um ouriço-terrestre em plena via pública. As autoridades deslocaram-se de imediato aos dois locais e conseguiram recolher ambos os animais em segurança.
Tanto a poupa como o ouriço-terrestre foram encaminhados para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS), em Castelo Branco, onde estão agora a ser monitorizados, com vista à sua recuperação e posterior libertação no habitat natural.
A GNR, através do SEPNA, reforça o seu compromisso com a proteção da fauna e flora selvagens e incentiva a população a denunciar quaisquer situações ambientais através da Linha SOS Ambiente e Território, disponível 24 horas por dia, através do número 808 200 520.
Foto – GNR – Comando Territorial de Castelo Branco