A Unidade Local de Saúde da Cova da Beira (ULSCBEIRA) iniciou, em fevereiro, uma nova Consulta Farmacêutica em Oncologia, com o objetivo de reforçar os cuidados personalizados e humanizados prestados aos doentes oncológicos da região.
A consulta, dinamizada pelos farmacêuticos do setor de Farmacotecnia da unidade, está inicialmente centrada nos doentes submetidos a terapias com “inibidores dos checkpoints imunológicos” — medicamentos inovadores no campo da imunoterapia oncológica que potenciam a ação do sistema imunitário contra células cancerígenas.
Estes tratamentos, apesar do seu potencial terapêutico, exigem uma vigilância especializada devido aos efeitos adversos imunomediados que podem causar. A nova consulta farmacêutica pretende garantir uma abordagem mais próxima, informando os utentes de forma clara e promovendo a adesão ao tratamento, a eficácia terapêutica e a prevenção de complicações.
Desde fevereiro, já foram realizadas cerca de 50 consultas, beneficiando diretamente 25 doentes. A equipa responsável destaca que esta iniciativa abre “novas portas para o acompanhamento integrado em oncologia”, reforçando a importância do conhecimento, da proximidade e do cuidado na luta contra o cancro.
Foto – ULS Cova da Beira