No âmbito da promoção do envelhecimento ativo e da inclusão social, as instituições de apoio a idosos do concelho de Belmonte participaram ontem no Torneio de Boccia que decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo de Belmonte, uma iniciativa que alia a prática desportiva ao convívio.
O torneio, organizado pela Câmara Municipal de Belmonte, reuniu utentes de várias Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Centros de Dia, promovendo a atividade física, o espírito de equipa e o bem-estar dos participantes.
O Boccia, é uma modalidade adaptada e acessível a pessoas com mobilidade reduzida, que tem vindo a ganhar relevo nas atividades desenvolvidas junto da população sénior, contribuindo para o estímulo cognitivo e motor, bem como para o reforço da autoestima e da motivação pessoal.
A realização deste torneio incentiva estilos de vida saudáveis e cria momentos de partilha e valorização intergeracional. O entusiasmo demonstrado por todos os participantes foram um verdadeiro exemplo de superação e vitalidade, enaltecendo o papel das instituições na dinamização da vida comunitária.
Participaram na prova utentes do Centro Social e Paroquial do Imaculado Coração de Maria de Colmeal da Torre, da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, do Centro de Assistência Paroquial de Caria, da Residência Social de Caria Amândio Melo, do Centro de Apoio Social de Maçainhas e da Solis Associação – Centro de Convívio Partilhas / Academia Sénior, tendo os utentes desta última instituição vencido a prova.
Foto – Município de Belmonte