SERTÃ – A 13.ª edição do Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã arranca no próximo dia 17 de julho e prolonga-se até ao dia 20, na Alameda da Carvalha, com um programa que une sabores tradicionais, música, cultura e dinamismo local.
Considerado o grande embaixador gastronómico do concelho, o Maranho da Sertã será o protagonista de quatro dias de celebração. Para Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, o festival é uma montra privilegiada do que o território tem para oferecer: “Através do Festival, temos conseguido impulsionar o Maranho para novos patamares e reforçar a imagem da Sertã como destino gastronómico e turístico.”
Além da gastronomia, o certame aposta fortemente na música e cultura. Em 2025, o cartaz principal traz nomes como Miguel Araújo e Quinta do Bill (17 julho), Pedro Abrunhosa e David Antunes (18), Nininho Vaz Maia e Dillaz (19), encerrando com Camané, a Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense e a banda Os Red (20).
O palco principal acolherá ainda atuações de músicos em início de carreira, selecionados através de um concurso de talentos, e, ao final da noite (exceto domingo), DJs como DJ Shark, Millennium Crush, DJ Kadiv, DJ Hugo Rafael, a dupla André Henriques & Filipe Gonçalves e os Bombatuke prometem animar os visitantes.
Destaque também para os showcookings, com os chefs Vítor Adão (18 julho) e Chakall (20 julho), e para a programação cultural composta por grupos locais, como Os Tambores de Casal da Madalena, Filarmónica União Sertaginense, Grupo Seca Adegas, Brass Fusion, Escola de Acordeão da Sertã, Rancho Folclórico de Cernache do Bonjardim e muitos outros.
No último dia do festival, haverá ainda teatro infantil, com a peça “A Alice no País das Maravilhas”, e atividades para toda a família, como canoagem, jogos tradicionais, insufláveis e a Mini-Maratona do Maranho – Entre Vilas.
O espaço “Pátio das Freguesias” recriará usos e costumes locais, enquanto o recinto contará com restaurantes, tasquinhas, bares e stands de empresas locais.