- publicidade - <>
- publicidade - <>

Projeto europeu liderado pelo SerQ aposta na valorização da floresta e construção sustentável

O SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta da Sertã vai liderar um novo projeto europeu que pretende promover a valorização das espécies florestais folhosas e o seu uso na construção sustentável. Intitulado “Thrive”, o projeto foi um dos 42 aprovados no âmbito do programa Interreg SUDOE, com financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Apresentado oficialmente no início de junho, em Santander (Espanha), o projeto terá a duração de 36 meses e representa um investimento total de 1.991.070 euros, dos quais cerca de 1,49 milhões são comparticipados pelo FEDER.

Num contexto marcado pelo abandono e má gestão florestal, o “Thrive” propõe-se contribuir ativamente para inverter esta tendência. Através da aplicação de gestão florestal ativa e da promoção de produtos de madeira folhosa para a construção, o projeto beneficiará diretamente gestores florestais, arquitetos e o setor da construção em geral.

Além do SerQ, o consórcio integra o Município da Sertã e várias instituições de Portugal, Espanha e França ligadas à investigação, arquitetura e setor florestal. Entre os parceiros estão a Universidad Politécnica de Madrid, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Espanha), a BASKEGUR – Associação do Setor Florestal do País Basco, a AITIM – Associação de Investigação Técnica da Indústria da Madeira e Cortiça, a Association pour la Valorisation des Bois des Pyrénées e a École Nationale Supérieure d’Architecture et de Paysage de Bordeaux.

O arranque oficial das atividades está previsto para junho de 2025.

Partilhar

<>
Caria
nublado
15.3 ° C
15.3 °
15.3 °
92 %
1.3kmh
98 %
Sáb
24 °
Dom
23 °
Seg
28 °
Ter
30 °
Qua
30 °
- publicidade -