A 13.ª edição da Maratona de Leitura, que decorre entre 3 e 5 de julho na Sertã, vai integrar no seu programa atividades especiais dedicadas ao quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões e ao bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco.
“Luís Vaz de Camões e Camilo Castelo Branco são duas figuras incontornáveis da nossa literatura e o nosso festival literário não poderia deixar de associar-se às comemorações que assinalam o seu nascimento”, destacou Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã. O autarca garantiu que estas homenagens terão “momentos muito impactantes” no programa e permitirão também explorar as ligações destes escritores ao concelho.
Entre as atividades programadas está «Quem disse que a maratona não corre?», uma iniciativa original que pretende transformar a metáfora em ação: os participantes correrão e lerão em simultâneo, percorrendo a meta enquanto declamam textos de Camões. A sessão está marcada para as 10h de 3 de julho, na Avenida Gonçalo Rodrigues Caldeira, e contará com a presença da maratonista Rosa Mota.
Já Camilo Castelo Branco inspirará o passeio noturno «Nos Passos de Camilo e outras Estórias de Cernache», conduzido por Rui Pedro Lopes. A atividade terá início às 2h, em frente ao Seminário das Missões, em Cernache do Bonjardim, levando os participantes por algumas das ruas mais emblemáticas da vila, evocando memórias e narrativas ligadas ao autor.