Estudantes norte-americanos criam projetos de impacto social nas Aldeias de Montanha

As Aldeias de Montanha, no Centro de Portugal, estão a ser palco de uma experiência internacional única. Até 22 de julho, estudantes da University of North Florida (UNF), dos Estados Unidos, estão imersos nas comunidades locais com o objetivo de desenvolver projetos de design com impacto social no âmbito do programa “The Design for Social Impact”.

Em colaboração com a Rede de Aldeias de Montanha, os estudantes estão a criar soluções de comunicação que respondem a desafios concretos do território, contribuindo para a sua dinamização e valorização.

A experiência tem incluído visitas a várias localidades:

  • Videmonte: onde fizeram pão de centeio e conviveram com os idosos da aldeia;
  • Covilhã: Cidade Criativa do Design pela UNESCO, onde exploraram o ambiente académico e urbano;
  • Cortes do Meio: onde desfrutaram das piscinas naturais e da paisagem serrana.

Nos próximos dias, destacam-se novas atividades:

  • 18 de julho: participação numa sardinhada tradicional com idosos em Alvoco das Várzeas, concelho de Oliveira do Hospital;
  • Fim de semana de 19 e 20 de julho: continuação dos trabalhos académicos e convívio num sunset na Lapa dos Dinheiros.

Este intercâmbio só é possível graças ao apoio da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e da sua integração na Study in Portugal Network (SiPN).

Francisco Rolo, presidente da Rede de Aldeias de Montanha, sublinha a importância da iniciativa:

“A presença destes jovens talentos da University of North Florida é uma oportunidade única para as Aldeias de Montanha. A sua criatividade e perspetiva externa são mais um instrumento para inovar na forma como comunicamos e promovemos o território.”

Os projetos resultantes prometem trazer novas ferramentas e estratégias de comunicação, reforçando a sustentabilidade e a atratividade das Aldeias de Montanha, através do poder transformador do design.

0