A Cruz Vermelha Portuguesa está a reforçar o seu apelo à solidariedade de todos os portugueses, no âmbito da campanha “Vale +”, que decorre até 26 de julho em 281 superfícies comerciais por todo o país, incluindo o Pingo Doce, El Corte Inglés e Auchan.
Perante o aumento significativo do custo dos bens essenciais — confirmado pela DECO PROteste — a campanha procura dar resposta ao crescente número de pedidos de apoio social, sobretudo de famílias em situação de maior fragilidade económica, como desempregados, agregados monoparentais e famílias numerosas.
A “Vale +” permite a doação de vales alimentares e monetários no valor de 1, 3 ou 5 euros, disponíveis nas caixas dos estabelecimentos aderentes. Estes vales correspondem a produtos essenciais como leite, azeite, atum e artigos de higiene, sendo depois distribuídos pela Cruz Vermelha. Através deste modelo, é possível garantir uma ajuda mais adequada às necessidades individuais, respeitando dietas específicas e promovendo uma alimentação equilibrada.
Desde 2021, o programa tem sido um pilar no combate à insegurança alimentar, num cenário de crescente desigualdade social. Em 2024, mais de 95 mil famílias já foram apoiadas pelas 159 Estruturas Locais da Cruz Vermelha, o que representa um aumento de cerca de 58% face ao ano anterior.
Sob o lema “Faça compras por boas causas. A sua escolha VALE MAIS. Para que ninguém fique por ajudar!”, a Cruz Vermelha apela a pequenos gestos que podem ter um grande impacto na vida de quem mais precisa.