Com a aproximação do novo ano letivo, a Solis – Centro de Convívio / Partilhas de Belmonte lançou um apelo à comunidade para a captação de novos professores voluntários para a sua academia sénior. A iniciativa procura cidadãos dispostos a dedicar apenas uma hora por semana para enriquecer a vida dos alunos que frequentam a instituição.
No seu apelo, o centro sublinha que este pequeno gesto pode “mudar a vida de muitos alunos que aqui encontraram uma família”. O projeto, que se insere numa rede nacional onde todos os docentes são voluntários, destaca-se não só como um espaço de aprendizagem, mas também como um pilar fundamental no combate ao isolamento e na promoção do envelhecimento ativo.
O repto é reforçado por dados da RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade), que indicam que mais de 85% dos professores voluntários em universidades seniores a nível nacional sentem um grande prazer na atividade que desempenham. Este é um testemunho do impacto positivo e da satisfação pessoal que a partilha de conhecimento e de tempo proporciona.
A Solis de Belmonte espera, assim, por novos voluntários que queiram juntar-se a este “maravilhoso projeto”, partilhando os seus saberes e contribuindo para o bem-estar da comunidade sénior local. Os interessados podem contactar diretamente a instituição para obter mais informações e proceder à sua inscrição.