Município de Penamacor emite parecer desfavorável à Central Solar Sophia

O Município de Penamacor tornou pública a sua posição desfavorável relativamente ao projeto da Central Solar Fotovoltaica Sophia, após consulta pública.

Em comunicado, o executivo municipal explica que, embora mantenha o compromisso com a transição energética, a instalação deste projeto deve ser analisada considerando os “impactos cumulativos” de mais uma central no território. A autarquia recorda que o concelho já conta com a Central Solar do Cabeço Vermelho, a hibridização da Central da Senhora da Póvoa e outros três projetos previstos.

A decisão desfavorável baseia-se também nas preocupações com a biodiversidade e na “inevitável artificialização e degradação da paisagem”, dada a dimensão do projeto. O Município sublinha que o território possui o selo da Carta Europeia de Turismo Sustentável “Terras do Lince” e abrange parte da Reserva Natural da Serra da Malcata.

A autarquia considera ainda que a instalação poderá ser um “fator inibitório” para o turismo, importante para a economia da região.

Este posicionamento foi tomado após reuniões com a empresa promotora, presidentes das Juntas de Freguesia de Penamacor e da União de Freguesias de Pedrógão de São Pedro e Bemposta, bem como movimentos populares, ONG e outras instituições.

0