CCDR Centro distingue 25 municípios da região como “Territórios da Longevidade”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) distinguiu 25 municípios da região com o galardão “Territórios da Longevidade 2024”. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu em Castro Daire.

A lista de municípios reconhecidos por promoverem contextos favoráveis ao envelhecimento ativo e saudável inclui Almeida, Aveiro, Cantanhede, Castelo Branco, Castro Daire, Celorico da Beira, Coimbra, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Góis, Guarda, Ílhavo, Leiria, Lousã, Mortágua, Oliveira do Bairro, Pampilhosa da Serra, Pombal, Sabugal, Soure, Vila de Rei, Vila Nova de Poiares e Viseu.

Além destes, a CCDR Centro destacou também os 10 municípios que registaram a maior progressão absoluta entre 2023 e 2024, considerados “Territórios em Transição”. São eles Castro Daire, Condeixa-a-Nova, Góis, Mira, Mortágua, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure e Tábua.

Segundo Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, o objetivo é estimular a transição dos municípios para modelos de gestão que promovam uma vida plena e feliz para a população sénior. A distinção baseia-se numa metodologia desenvolvida com o apoio da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que cruza indicadores estatísticos com as boas práticas locais.

0