Município da Sertã recebeu distinção de Entidade Empregadora Inclusiva

O Município da Sertã recebeu a distinção “Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2025”, promovida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), numa cerimónia pública que decorreu no passado dia 26 de novembro, no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, em Évora. Na cerimónia, estiveram presentes o Secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, o Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, Domingos Lopes, a Presidente do júri da Marca Entidade Empregadora Inclusiva, Julieta Sanches, e a Vereadora com o Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal da Sertã, Ana Margarida Alves.


Atribuída de dois em dois anos pelo IEFP, esta distinção tem como objetivo promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência. Pela primeira vez, o Município da Sertã foi distinguido com esta Marca o que, para Ana Margarida Alves reflete “a posição inclusiva do Município e o seu compromisso político para a promoção da igualdade e não discriminação”. Este envolvimento vai além de condições de acessibilidade, traduzindo-se na própria implementação de um mercado de trabalho inclusivo. Note-se que a
31 de dezembro de 2024, a estrutura organizacional do Município da Sertã apresentava um total de 21 pessoas trabalhadoras portadoras de deficiência, representando mais de 7% do total do universo de trabalhadores da entidade.


Atualmente na sua quinta edição, a Marca Entidade Empregadora Inclusiva reconhece as práticas dos empregadores nos dois anos anteriores à candidatura. Destina-se a entidades empregadoras que contribuam para a implementação de um mercado de trabalho inclusivo e se distingam por práticas de referência nos domínios do recrutamento, desenvolvimento e progressão, manutenção e retoma, acessibilidades, serviço e relação com a comunidade.

0