Durante a quadra natalícia, a primeira hora de estacionamento nos silos do Pelourinho e da Estação, na Covilhã, vai ser gratuita, numa medida do Município destinada a impulsionar as atividades do “Natal com Arte” e a apoiar o comércio local e as famílias.
A decisão, tomada por despacho do presidente da Câmara Municipal, Hélio Fazendeiro, entrou em vigor no passado sábado, 6 de dezembro, e prolonga-se até 6 de janeiro de 2026. Na prática, a meia hora gratuita já em vigor ao longo de todo o ano é alargada por mais 30 minutos, perfazendo um total de uma hora de estacionamento sem custos para os utilizadores.
Os encargos desta medida serão integralmente suportados pelo Município da Covilhã, que pretende assim atrair mais pessoas ao centro da cidade, reforçar a dinâmica do comércio tradicional e aliviar os gastos das famílias num período em que se concentram grande parte das compras de Natal.
Hélio Fazendeiro sublinha que esta gratuitidade constitui “mais um motivo” para que covilhanenses e visitantes optem pelo comércio tradicional, associando as compras à fruição dos espaços e à oferta cultural e de animação da cidade.
O autarca recorda ainda que a medida funciona como um incentivo adicional para a visita às zonas abrangidas e para a participação nas muitas iniciativas integradas na programação do “Natal com Arte”, que tem o seu epicentro na Praça do Município, mas se estende a vários pontos da cidade.
Foto – Município da Covilhã
