Quatro distritos do interior do país vão estar sob aviso meteorológico amarelo devido ao frio intenso entre a próxima segunda-feira e terça-feira, informou este sábado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
De acordo com a informação divulgada, o aviso entra em vigor às 00h00 de segunda-feira e prolonga-se até às 09h00 de terça-feira, em Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre, motivado pela persistência de valores muito baixos da temperatura mínima, com registo de temperaturas negativas em alguns pontos do território.
As previsões apontam para mínimas de -4 graus Celsius em Bragança e na Guarda, sendo que no primeiro caso a temperatura máxima não deverá ultrapassar os 5 graus. Na Guarda, os termómetros poderão oscilar entre os -4 e 1 grau. Em Castelo Branco, a previsão indica valores entre 1 e 8 graus, enquanto em Portalegre as temperaturas deverão variar entre os 2 e os 8 graus.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três níveis, é emitido sempre que existem condições meteorológicas que representam risco para determinadas atividades, em particular para a circulação rodoviária, atividades agrícolas e pessoas mais vulneráveis às baixas temperaturas.
O IPMA mantém ainda ativo, até às 24h00 deste sábado, um aviso amarelo para o distrito de Faro, associado à previsão de precipitação. Já no arquipélago da Madeira, a costa norte da ilha principal e a ilha do Porto Santo estão sob aviso amarelo por agitação marítima entre a noite de hoje e as 03h00 de domingo.