A Galeria António Lopes vai promover, ao longo do ano, um novo ciclo de atividades dirigido a todas as idades, com oficinas de fim de semana a decorrer mensalmente. A iniciativa conta com a colaboração do artista plástico Fernando Aranda, professor de desenho na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior e doutorando em Media Artes.
A primeira oficina realiza-se no sábado, 17 de janeiro, entre as 10h00 e as 13h00, e é dedicada à monotipia, uma técnica de impressão artística que consiste na criação de uma imagem num suporte rígido, através do desenho e ou pintura, para posterior transferência por pressão manual ou mecânica para papel ou outros materiais.
As oficinas do primeiro semestre já estão agendadas, com Desenho de Natureza Morta a 21 de fevereiro, Fotografia Alternativa Gumoil a 21 de março, Desenho de Figura Humana a 11 de abril, Fotografia Alternativa Cianotipia e Viragem da Cor a 9 de maio, e Desenho de Paisagem a 20 de junho.
A participação é aberta a jovens e adultos, sem necessidade de conhecimentos prévios em artes visuais, mas com inscrição obrigatória, devido a vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas por email, através de info@fernandoaranda.art, ou pelo contacto 967 695 054. Os materiais são disponibilizados em cada sessão, sendo pedido apenas que os participantes levem um avental ou roupa adequada a atividades com tinta. Cada participante recebe um certificado de presença e quem concluir todos os ateliers terá direito a um diploma do curso.
