O Polo de Ciência e Cultura da Universidade Aberta da Sertã vai acolher, no próximo dia 28 de janeiro, a ação de formação “Educação empreendedora: Relevância, Métodos e Desafios”, dirigida a professores. A sessão decorre entre as 14h00 e as 17h00, na antiga escola da Abegoaria, depois de ter sido reagendada do mês de dezembro para janeiro de 2026.
A formação será ministrada por Jacinto Jardim, professor e investigador da Universidade Aberta, e integra o Projeto de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania (PEEC). A iniciativa tem como objetivo promover o sucesso escolar através da valorização da cultura empreendedora e da cidadania ativa, com especial enfoque na literacia financeira e no empreendedorismo, em alinhamento com as atuais prioridades do Governo português no domínio da educação para as competências de vida.
O presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda, sublinha a relevância desta ação, destacando que se enquadra na política e nos objetivos do Polo de Ciência e Cultura enquanto “espaço de democratização da ciência e da cultura”. O autarca salienta ainda que a formação “apresenta estratégias para integrar a educação para o empreendedorismo e para a cidadania ativa e consciente, contribuindo para o desenvolvimento de uma escola mais inovadora e integrada num ecossistema empreendedor”.
Durante as três horas de formação, serão apresentadas as linhas orientadoras e os recursos pedagógicos do PEEC, com destaque para vários programas educativos adaptados aos diferentes níveis de ensino, nomeadamente: Piratas dos Sonhos (pré-escolar), Exploradores de Sonhos (1.º e 2.º anos do 1.º ciclo), Brincadores de Sonhos (3.º e 4.º anos do 1.º ciclo), Rota das Emoções (2.º ciclo), Inovadores em Ação (3.º ciclo) e Originais – Programas de Empreendedorismo Social (ensino secundário).
A sessão tem o estatuto de Ação de Formação de Curta Duração, com a duração de três horas, e todos os participantes receberão um certificado de participação emitido pela Universidade Aberta. A participação é gratuita, mediante inscrição obrigatória até ao dia 26 de janeiro, através de formulário online.
O Polo de Ciência e Cultura da Universidade Aberta da Sertã resulta de uma parceria entre o Município da Sertã e a Universidade Aberta, contando com a direção científica do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta.
