O Município de Figueiró dos Vinhos continua a pressionar diariamente a E-REDES no sentido de ser reposto o fornecimento de energia elétrica nas zonas do concelho que permanecem sem eletricidade, na sequência dos danos provocados pela depressão Kristin. A autarquia sublinha que a resolução da situação depende exclusivamente da E-REDES Nacional.
Segundo informação municipal, encontra-se no concelho, desde quarta-feira, dia 28 de janeiro, uma equipa da E-REDES em trabalho contínuo para o restabelecimento da energia elétrica. As reparações estão a ser realizadas por fases, tendo já sido concluídas as intervenções mais simples nas linhas de Média Tensão, o que permitiu a reposição de eletricidade em alguns locais das freguesias de Aguda e Figueiró dos Vinhos.
No entanto, noutras zonas do concelho registaram-se danos considerados muito graves nas linhas de Média e Baixa Tensão, tornando os trabalhos mais complexos e demorados, não existindo, por isso, previsão para o restabelecimento total da energia elétrica em todo o território concelhio. Atualmente, verificam-se ainda fortes constrangimentos no fornecimento de energia nas localidades de Arega, Bairradas e Campelo.
Desde o início da ocorrência, tem sido desenvolvido um esforço no sentido de a E-REDES disponibilizar um gerador por freguesia, com o objetivo de garantir, pelo menos nos centros das freguesias, o fornecimento de energia aos serviços essenciais.
Como medida de apoio à população, a Piscina Municipal de Figueiró dos Vinhos irá reabrir para utilização exclusiva dos balneários, permitindo o acesso a banho quente às pessoas que não dispõem de eletricidade nas suas habitações. O serviço estará disponível entre terça-feira, dia 3 de fevereiro, e sábado, dia 7 de fevereiro, das 9h00 às 22h00, de forma ininterrupta.
Relativamente ao abastecimento de água, o município informa que o fornecimento se encontra relativamente normalizado. No que diz respeito às comunicações, estas estão relativamente estabilizadas no centro da vila de Figueiró dos Vinhos, embora não exista previsão para o restabelecimento total do serviço em todo o concelho.
O reporte de ocorrências ou necessidades da população deve ser efetuado no Quartel dos Bombeiros de Figueiró dos Vinhos.