CIM Beiras e Serra da Estrela leva stand renovado e projeto Verde Puro à BTL

Para a semana.

A Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) vai marcar presença na BTL, na FIL, em Lisboa, de quarta feira, 25 de fevereiro, a domingo, 1 de março, com uma promoção integrada da diversidade turística do seu território.

A CIMRBSE apresenta um stand renovado, pensado para ser moderno, confortável e imersivo, e vai também dar destaque ao projeto “Verde Puro”, uma iniciativa que pretende mobilizar comunidades e visitantes para apadrinhar e plantar árvores autóctones, reforçando a sustentabilidade e a identidade natural da região.

Ao longo do certame, os visitantes são convidados a conhecer a oferta ligada ao património histórico e cultural, às Aldeias de Montanha, aos produtos endógenos com destaque para o Queijo Serra da Estrela DOP, às regiões vitivinícolas da Beira Interior, Dão e Douro, ao termalismo, e ainda às Aldeias Históricas e Aldeias do Xisto.

A CIM sublinha a dimensão e o valor do território, composto por 15 municípios, com 6.300 quilómetros de percursos pedestres e cerca de um terço da área classificada, integrando uma Reserva Natural, dois Parques Naturais e um Geoparque Mundial da UNESCO, além de rios como o Zêzere, Mondego, Alva e Côa, que ajudam a marcar a paisagem e a biodiversidade.

Sob o mote con(c/s)elhos de paixão, está prevista uma programação diária com apresentações, debates, degustações, performances e recriações históricas, envolvendo os 15 municípios e entidades parceiras. O presidente da CIMRBSE, Carlos Condesso, defende que o desenvolvimento do território passa por valorizar “a natureza, as pessoas e a identidade” das Beiras e Serra da Estrela, reforçando a aposta na sustentabilidade. A CIMRBSE convida o público a visitar o espaço no Pavilhão 2 e a descobrir a região na BTL.

0