A 13.ª edição do Geotour Aldeias do Xisto realiza-se entre 20 e 22 de fevereiro, juntando BTT, natureza e contacto com as comunidades das freguesias envolventes à Serra da Gardunha. O Fundão volta a ser o polo central de uma prova que percorre trilhos da Gardunha e do vale do Zêzere, em percursos que incluem passagens por zonas como a Grande Rota do Zêzere, Aldeias do Xisto e vários troços técnicos em caminhos de serra.
O Geotour é uma prova de três dias, em autonomia, guiada por GPS, que pode ser feita a solo ou em duplas. Para além do lado competitivo, o evento aposta no espírito aventureiro e na qualidade dos trilhos. A organização estima a participação de cerca de 300 atletas.
O programa começa na sexta-feira, 20 de fevereiro, com o prólogo no Parque de Campismo Fundatur. No sábado, 21 de fevereiro, a saída está marcada para as 10h00, com um percurso que passa, entre outros locais, por Atalaia do Campo, Alcongosta, Castelo Novo, São Fiel, Louriçal do Campo, Soalheira e regresso a Atalaia do Campo. No domingo, 22 de fevereiro, a saída é às 8h30, com partida e chegada no Fundão, passando por zonas como Cabeço do Pião, Barroca do Zêzere, Dornelas do Zêzere, Castelejo e Souto da Casa.
A prova é organizada pelo BTT Gardunha, com o apoio do Município do Fundão e da ADXTUR. A entrega de prémios está marcada para 22 de fevereiro, às 15h00, no Pavilhão Multiusos do Fundão.
