Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral, em Belmonte, conquistou o terceiro lugar nacional na categoria “Vídeo” do concurso “Amigos e Amigas do Brasil”, promovido pelo Consulado-Geral do Brasil em Lisboa.
A cerimónia de entrega do prémio decorreu no dia 16 de junho e contou com a presença do cônsul-geral do Brasil em Lisboa, Alessandro Candeas, do cônsul honorário do Brasil para os distritos de Castelo Branco e Portalegre, António Dias Rocha, da direção do agrupamento e das professoras envolvidas no projeto.
O trabalho distinguido, intitulado “De Belmonte ao Brasil”, aborda diferenças de vocabulário entre o português falado em Portugal e no Brasil, mostrando a interação entre alunos portugueses e brasileiros em contexto escolar.
O vídeo foi desenvolvido por Nicolas Comin, Davi dos Anjos Coelho, Leonor Santos Gomes, Leonor Neto Ferreira e Martim Miguel Lourenço Gomes, alunos do 9.º ano. No total, participaram nove alunos do mesmo ano de escolaridade, com apoio de dois elementos do clube de cinema responsáveis pela edição.
Segundo a representação diplomática brasileira em Lisboa, o concurso teve como objetivo incentivar os estudantes a refletirem sobre a amizade entre Portugal e Brasil, a integração, a diversidade cultural e a valorização da lusofonia, através das categorias de Vídeo, Redação e Pintura.
A iniciativa, lançada pelo Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, contou com o apoio do Instituto Guimarães Rosa, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Embaixada do Brasil em Lisboa, integrando uma estratégia de promoção da interculturalidade e de combate à xenofobia no contexto escolar português.
O cônsul-geral do Brasil em Lisboa, Alessandro Candeas, destacou a criatividade do trabalho apresentado pelos alunos de Belmonte.
“O concurso ‘Amigos e Amigas do Brasil’ foi lançado em março e vim entregar a premiação dos vencedores da Escola Pedro Álvares Cabral, em Belmonte. Venceram o terceiro lugar na categoria ‘Vídeo’. Os alunos fizeram um vídeo muito interessante, que mostrava a interação, por exemplo, no recreio, entre alunos brasileiros e portugueses. Divertiam-se com algumas palavras diferentes que temos no português do Brasil e no português de Portugal. Foi algo muito criativo, muito simbólico e muito bem feito”, afirmou.
O diplomata sublinhou ainda que o concurso procurou valorizar a convivência entre diferentes nacionalidades nas escolas portuguesas.
“O objetivo era divulgar e valorizar a interculturalidade no ambiente escolar português. Em várias escolas de Portugal há muitas nacionalidades diferentes e, muitas vezes, a maioria dos alunos estrangeiros é brasileira. O objetivo era estimular essa diversidade e a convivência entre nacionalidades diferentes de uma forma lúdica e divertida”, referiu.
António Dias Rocha, cônsul honorário do Brasil para os distritos de Castelo Branco e Portalegre, considerou que a distinção representa “um momento de grande alegria” para Belmonte.
“Foi um prémio conquistado pela Escola Secundária Pedro Álvares Cabral, num concurso lançado pelo Consulado-Geral do Brasil em Lisboa. Belmonte concorreu e ficou em terceiro lugar na categoria ‘Vídeo’. Fico muito satisfeito, muito honrado, e acho que todo Belmonte fica também honrado e se sente privilegiado”, afirmou.
O diretor do Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral, Daniel Tomé, valorizou o reconhecimento alcançado pelos estudantes e recordou a ligação histórica entre Belmonte e o Brasil.
“Para nós foi muito gratificante. Belmonte é uma referência no Brasil. Como costumamos dizer, foi a partir de Belmonte que o Brasil foi descoberto e, portanto, recebermos este honroso terceiro lugar é muito significativo”, declarou.
Daniel Tomé destacou também o espírito de convivência da comunidade educativa e elogiou a qualidade do vídeo apresentado.
“Depois de ver o vídeo, acho que está ali uma boa mostra. Tivemos um minuto e meio de qualidade. Fiquei muito contente e sensibilizado pelos nossos alunos conseguirem fazer uma mini mostra alusiva ao programa e à candidatura”, acrescentou.
A professora de Português, Ângela Mendes, salientou o empenho dos alunos envolvidos no projeto.
“Foram premiados cinco alunos, embora tenham participado mais alguns. No total foram nove alunos. Todos têm mérito, embora nem todos tenham certificado. Todos participaram, nem que fosse como figurantes, todos fizeram parte deste projeto e todos se dedicaram a 100%”, referiu.
A docente sublinhou ainda que a participação surgiu de forma espontânea e natural, o que tornou o resultado “ainda mais gratificante”.
A professora de Filosofia e coordenadora de projetos do agrupamento, Graciete Mateus, destacou o ambiente vivido durante a realização do vídeo.
“Foi muito gratificante ver a interação entre os alunos, a alegria com que fizeram as filmagens e a boa disposição. Foi muito importante”, concluiu.

