A Câmara Municipal da Sertã acolheu a 10 de fevereiro, a sessão “ACELERAR 2030 na Vanguarda da Transição Digit@l”. Dirigido aos empresários da região, este programa visa a capacitação, sensibilização e transformação digital dos processos e modelos de negócio das empresas do setor do comércio, serviços pessoais, restauração e similares e artesanato da região, através da atribuição de vouchers digitais até ao valor de 2.000,00€.
![](https://radiocaria.pt/wp-content/uploads/sites/14/2025/02/DSC02494-683x1024.jpg)
Até 2025, o programa ACELERAR 2030 pretende apoiar a transição digital das micro, pequenas e médias empresas de Portugal, através de um apoio que permite aos estabelecimentos comerciais locais modernizarem-se digitalmente, proporcionando-lhes ferramentas e soluções digitais, com o objetivo de atrair novos clientes, aumentar as vendas e simplificar processos para fazer crescer o seu negócio.
Na sessão de boas-vindas, Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, salientou a “elevada importância da transição digital para o futuro das empresas”, referindo que estes programas, e estes apoios, “são uma mais-valia para as empresas”, ao fomentarem “o seu crescimento e sucesso, o que contribui de forma direta para o próprio desenvolvimento da região centro”.
![](https://radiocaria.pt/wp-content/uploads/sites/14/2025/02/DSC02561-1024x683.jpg)
Seguiu-se a intervenção de Brigite Lopes, da Associação Comercial Empresarial (ACE – Associação Comercial e Empresarial de Abrantes, Constância, Sardoal, mação e Vila de Rei), que apresentou todas as entidades e CAE’s que podem beneficiar deste programa de transição digital.
Pedro Mafra, Gestor da Transição Digital da aceleradora da Região do Médio Tejo ACISO (Associação Empresarial Ourém Fátima), após explicar passo a passo este programa, referiu que um dos seus principais objetivos passa “por apoiar os operadores económicos na incorporação de modelos híbridos de negócio, combinando canais físicos com digitais”.
![](https://radiocaria.pt/wp-content/uploads/sites/14/2025/02/DSC02512-1024x683.jpg)
Conforme explicou, este mix é possível através de vários modelos, nomeadamente a criação de API’s (Application Programming Interface – ou Interface de Programação de Aplicativos) que permitam a ligação de softwares de faturação com stocks físicos de loja, ligação de websites com chat online, agilização de processos de stocks, gestão de recursos, modos de pagamentos e relações com clientes (CRM), entre outros.
Além de toda a automatização e agilização de processos através de softwares e API’s, este programa de transição digital pretende também auxiliar as empresas em terrenos como o marketing digital, desenvolvendo ou melhorando a sua presença online, e ainda através de serviços que fomentam a gestão e relacionamento com clientes, a sua presença em mercados digitais, e o aumento de segurança digital das próprias empresas.
Dentro desta premissa, de agilização, automatização e melhoria, Mário Almeida, Gerente da Merkat – Agência Digital, Lda, abordou a “Transição Digital como estratégia de competitividade”. Reforçou assim que o passo em caminho de uma “transição digital
representa uma oportunidade de crescimento empresarial – pode aumentar vendas e aumentar a visibilidade local, ao mesmo tempo que melhora a experiência do cliente, seja através de pagamentos mais rápidos e seguros, ou pela agilização de vários processos como a gestão de reservas online ou a apresentação de menus num restaurante”, exemplificou.
![](https://radiocaria.pt/wp-content/uploads/sites/14/2025/02/DSC02470-1024x683.jpg)
Este especialista digital acrescentou ainda que a “transição digital representa uma oportunidade para melhorar os níveis de produtividade, potenciando a inovação e reduzindo os custos dos processos de negócios”.
O programa ACELERAR 2030 – Para um Centro + Digital, é um programa disponibilizado pela ACE, no âmbito do Plano de Resolução e Resiliência (PRR) e resulta de uma parceria entre 22 entidades da NUT II Centro, liderada pelo CEC-Conselho Empresarial do Centro |
Câmara de Comércio e Indústria do Centro.