A Unidade Local de Saúde da Cova da Beira (ULSCB) está a reforçar a inovação nos seus serviços cirúrgicos com a introdução de procedimentos a laser na área da coloproctologia e patologia venosa. O Serviço de Cirurgia Geral tem investido na formação especializada dos seus profissionais, permitindo a implementação desta técnica minimamente invasiva para um tratamento mais eficaz e seguro.
O uso da tecnologia laser já demonstrou benefícios significativos no tratamento de patologias como doença pilonidal, doença hemorroidária, fístulas perianais e insuficiência das veias safenas. Entre as vantagens estão a maior taxa de sucesso, menor dor pós-operatória, recuperação mais rápida e menor impacto estético. No caso das fístulas perianais, esta abordagem é também poupadora do esfíncter anal, reduzindo o risco de incontinência fecal.
As primeiras cirurgias com laser já foram realizadas na ULSCB, com elevada satisfação tanto dos profissionais como dos doentes, consolidando esta aposta como um avanço significativo no tratamento destas patologias.
Foto ULS COVA DA BEIRA
Texto – beatriz Tavares