O Museu Municipal de Penamacor inaugura, no próximo dia 7 de março , a exposição “Memórias e Vivências do Sentir”, que ficará em exibição até 31 de maio. A inauguração, marcada para as 18:00, contará com a apresentação do catálogo da exposição e do projeto, além de momentos musicais apresentados por grupos da comunidade local.
A exposição reúne o trabalho de três fotógrafos que captaram os principais momentos e manifestações religiosas da Quaresma de 2023, com o objetivo de preservar e divulgar as tradições culturais da região. Este projeto, apoiado pelo Instituto de Investigações Antropológicas de Castela e Leão e pelo projeto música portuguesa a Gostar Dela Própria, busca registar as expressões culturais vinculadas à Páscoa e ao ciclo de romarias que ocorrem desde a Quarta-Feira de Cinzas até Pentecostes.
A mostra foca-se na salvaguarda da identidade cultural de Penamacor, destacando práticas como o Encomendar das Almas, o Entoar dos Martírios e o Cântico das Alvíssaras, tradições que correm o risco de desaparecer, mas ainda são vivenciadas nas comunidades locais.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30, durante o horário normal de funcionamento do Museu Municipal.
Texto – Beatriz Tavares