Até ao dia 30 de maio de 2025, a Sala de Exposições Temporárias do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, no Fundão, acolhe a mostra “Que da ocidental praia lusitana / por mar nunca antes navegados” – Os Lusíadas na coleção de Eduardo Saraiva.
Inaugurada no passado dia 2 de abril, a exposição insere-se nas comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões e destaca a importância da sua obra-prima, através da coleção privada do fundanense Eduardo Saraiva.
A mostra apresenta edições raras e variadas de Os Lusíadas, em português e em várias línguas, como francês, inglês, alemão, latim, mirandês, espanhol, italiano e até brasileiro. A par dos livros, há também projeções multimédia que enriquecem a experiência do visitante e ajudam a contextualizar o impacto deste épico na história e cultura portuguesas.
O colecionador Eduardo Saraiva revelou que o seu fascínio pela obra começou graças ao professor Dr. Carvalho, do Colégio de Santo António, no Fundão, que incentivava a leitura de Camões junto dos alunos.
Durante a inauguração, foi ainda apresentado ao público o busto de Luís de Camões que, durante muitos anos, esteve presente na antiga Biblioteca Municipal do Fundão — agora recuperado como símbolo da memória camoniana da cidade.
A entrada é gratuita, e a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30, e aos sábados, das 14h00 às 17h30.
Foto – Municipio do Fundão