Cidadãos de Idanha-a-Nova convidados a apresentar propostas para Orçamento Participativo

O Município de Idanha-a-Nova deu início, esta segunda-feira, à edição de 2025 do Orçamento Participativo (OP), um mecanismo que coloca nas mãos dos cidadãos a decisão sobre o destino de uma verba de 170 mil euros do orçamento municipal. A fase de apresentação de propostas decorre de 1 a 28 de setembro.

Através desta iniciativa, os munícipes podem submeter projetos e ideias que considerem importantes para a melhoria da qualidade de vida no concelho. As propostas devem enquadrar-se nas áreas de competência da Câmara Municipal e respeitar os limites financeiros estabelecidos: o valor máximo de cada projeto não pode exceder os 10 mil euros (IVA incluído) para as Freguesias, e os 20 mil euros (IVA incluído) para as Uniões de Freguesia.

Esta é uma oportunidade para os cidadãos exercerem a sua cidadania ativa, contribuindo diretamente para o desenvolvimento das suas comunidades com projetos concretos.

As propostas devem ser apresentadas exclusivamente através da plataforma digital do OP, que pode ser acedida no endereço https://participa.idanha.pt. Após o período de submissão, as propostas serão submetidas a uma análise técnica e, posteriormente, a um período de votação pela população para selecionar os projetos a implementar.

0