A Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, acolhe no próximo domingo, 5 de outubro, o lançamento do livro “As Sombras do Combatente”, da autoria de Fernando Paulouro Neves. A sessão de apresentação do romance, editado pela Guerra e Paz, está marcada para as 17h00 e contará com a presença do professor Arnaldo Saraiva e do jornalista José Manuel Barata-Feyo.
A obra resgata da clandestinidade a figura de Eduardo Monteiro, um veterinário português que dedicou a sua vida à luta contra o Estado Novo, o fascismo de Franco e o regime nazi. O romance percorre os palcos mais sombrios do século XX através da sua notável e destemida história.
“As Sombras do Combatente” narra a travessia de Monteiro, um homem descrito como tendo feito “da Liberdade a sua arma e da coragem o seu legado”. A narrativa acompanha o seu percurso desde as prisões do Estado Novo e a deportação para o Forte de S. João Baptista, passando pela frente de Madrid em defesa da República Espanhola, até à sua participação na Resistência Francesa.
Misturando factos históricos com ficção, o livro constrói o retrato de um “combatente incansável”, cuja vida se cruza com os grandes confrontos ideológicos do seu tempo. Segundo a editora, é “uma narrativa poderosa sobre o preço da liberdade, a dignidade da resistência e a memória dos que escolheram lutar – mesmo na sombra – por um mundo melhor”.
