A Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa e o Agrupamento de Escolas de Sertã são os representantes do distrito de Castelo Branco na 5ª edição do programa “RedEscolas AntiCorrupção”. A iniciativa é promovida pela Associação All4Integrity e decorrerá ao longo deste ano letivo.
O programa escolar de literacia anticorrupção é dirigido a alunos entre o 7º e o 12º ano e visa, através de uma metodologia de projeto, desenvolver competências dos jovens relacionadas com o fenómeno da corrupção e promover uma cultura de integridade.
A Associação All4Integrity, que solicitou a divulgação dos trabalhos que as escolas irão desenvolver, é uma entidade sem fins lucrativos, com Estatuto de Utilidade Pública, criada em 2021. Em 2023, foi premiada pelas Nações Unidas com o “International Anti-Corruption Excellence Award” na categoria de Criatividade e Envolvimento Jovem.
O programa RedEscolas AntiCorrupção já foi implementado em 268 escolas de oito países, abrangendo quatro continentes e envolvendo diretamente mais de 13 mil alunos e 500 professores.
