- publicidade - <>
- publicidade - <>

Sertã: Casa de Gigante apresenta Relatório e Cantos

Na próxima sexta-feira, dia 10 de janeiro, às 18h30, a Casa de Gigante – Associação Cultural Mandriões no Vale Fértil, realiza uma sessão pública de encerramento e resumo do ano associativo referente a 2024.

Esta sessão contará com a presença de Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, e Américo Rodrigues, Diretor-Geral da DGArtes, tendo como cenário a sede da associação na aldeia de Vale do Pereiro, no concelho da Sertã.


Para Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, a Casa de Gigante “tem desenvolvido um excelente trabalho, com uma programação original, ousada e diferenciadora, e com impacto muito positivo na dinamização cultural e social do território”.


A iniciativa irá contar com atuação musical dos “Dá-la-dou”, e a apresentação do plano de atividades do programa “Voz Interior” para 2025.

O grupo “Dá-la-dou” foi formado exclusivamente para atuar neste evento: a Casa de Gigante convidou Maria Lis, ilustradora, poetisa e também cantora que, por sua vez, convidou dois amigos que a irão acompanhar, com a percussão e o violino.


A Casa de Gigante é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve, entre outras atividades um projeto artístico e cultural intitulado “Voz Interior”.

Direcionado essencialmente às aldeias do concelho da Sertã, este projeto, que já vai na sua terceira edição e conta com o apoio do Município da Sertã, “serve um conjunto da população em geral afastado das expressões artísticas contemporâneas”, explica Miguel Manso, diretor da Casa de Gigante.

A atuação desta associação, através do projeto “Voz Interior”, desdobra-se entre a residência de artistas, concertos, recitais, exposições, laboratórios, entre muitas outras atividades de cariz cultural e educativo.

Esta programação vasta e distinta tem conquistado progressivamente vários tipos de público, destacando-se “como uma estrutura única num território de baixa densidade populacional e cultural” conclui Miguel Manso.

A qualidade e originalidade deste projeto valeu-lhe o apoio e financiamento da Direção Geral das Artes, no âmbito do Programa de Apoio em Parceria – Arte e Coesão Territorial. Pela atividade desenvolvida e pela sua missão, a Casa de Gigante viu ser-lhe atribuído o estatuto de Interesse Cultural pelo Ministério da Cultura.


Recorde-se que, a título de exemplo, em 2024 a Casa de Gigante dinamizou cursos e workshops (como o de Escutatória ou de Escrita Inclusiva e Identidade), concertos nas aldeias, exposições, encontros com escritores, ciclos de cinema, entre muitas outras atividades permanentes, diferentes e inclusivas.


Localizada no Vale do Pereiro, na freguesia da Várzea dos Cavaleiros, a Casa de Gigante – Associação Cultural Mandriões no Vale Fértil, conta com o apoio do Município da Sertã e da Direcção de Geral das Artes (Programa de Apoio em Parceria – Arte e Coesão Territorial).

Partilhar

<>
Caria
céu limpo
21.8 ° C
21.8 °
21.8 °
44 %
1.3kmh
0 %
Ter
20 °
Qua
35 °
Qui
30 °
Sex
28 °
Sáb
25 °

Nuno da Câmara Pereira desiste da candidatura à Câmara de Belmonte

Nuno da Câmara Pereira anunciou, hoje, através de uma...

Sabugal: Pulseira eletrónica por violência doméstica

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo Investigação e...

Dinheiro PRR para residência estudantil do IPG quase duplica para 4,9 milhões

Colocado fora do financiamento PRR às novas residências em...

Detido por crime de incêndio urbano em Castelo Branco

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve,...
- publicidade -