A última edição do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop vai passar pela cidade da Guarda no próximo dia 22 de junho, numa iniciativa que recria a histórica prova automobilística por etapas idealizada por Tavares de Melo em 1923.
Este ano, o percurso de cerca de 400 quilómetros será feito em sentido inverso ao habitual, com passagem pelas cidades da Guarda e de Coimbra, antes da chegada a Castelo Branco. O evento contará com a presença de vários automóveis clássicos, alguns datados de 1904, oferecendo um verdadeiro espetáculo de elegância e memória motorizada.
Para o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, trata-se de uma oportunidade que “une as três capitais de distrito, fortalece a identidade regional e promove a coesão e união de esforços em torno da valorização do Centro de Portugal”.
A apresentação oficial do evento teve lugar a 7 de maio, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, com a presença de representantes dos municípios envolvidos, incluindo os presidentes das câmaras de Castelo Branco e da Guarda, o vereador do Desporto da Câmara de Coimbra, bem como os presidentes do Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e do Clube Escape Livre, entidade coorganizadora.
A iniciativa decorrerá entre os dias 19 e 22 de junho e pretende homenagear o legado de Tavares de Melo, promovendo simultaneamente o turismo e a história do desporto automóvel em Portugal.
Foto – Município da Guarda