Sertã: FUS promove Encontro de Bandas Filarmónicas

0
213

Dia 24 de maio, a Sertã recebe o Encontro de Bandas Filarmónicas, organizado pela Filarmónica União Sertaginense (FUS). À banda anfitriã junta-se a Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense, de Pedrógão Pequeno, e a Sociedade União Alcaçovense, de Alcáçovas
(Viana do Alentejo), juntando “em palco” três instituições centenárias que vivem em prol da música.


O encontro inicia-se às 15 horas, com as três bandas filarmónicas a realizarem um desfile pelas ruas da Vila da Sertã, com ponto de encontro na Alameda da Carvalha, em frente ao Tribunal. Após a receção de boas vindas, as três bandas interpretarão em conjunto o tema “Filarmonia”, para, às 16 horas, se dar início aos concertos isolados de cada uma das bandas.


De referir que, caso as condições meteorológicas não permitam, a realização destes concertos decorrerá na Casa da Cultura da Sertã, sujeito à lotação da sala. Em ambos os locais, a entrada é livre.


Este Encontro de Bandas Filarmónicas, surge com o objetivo de proporcionar experiências enriquecedoras e motivadoras para os jovens músicos, possibilitando uma troca de conhecimentos e vivências musicais.


Fundada a 1 de dezembro de 1830, a FUS é uma coletividade essencialmente vocacionada para o ensino e divulgação da música que, ao longo da sua existência, tem estabelecido uma perfeita simbiose entre sucessivas gerações. Assume-se, atualmente, como uma das maiores e mais expressivas associações culturais do concelho, fruto da grande persistência dos seus dirigentes, da dedicação dos seus executantes e da generosidade dos seus associados.


Lançaram em 2024 o seu primeiro álbum “Lenda de Celinda”.


Um pouco mais nova mas também centenária (1891), a Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense conta atualmente com 40 músicos.

Ao longo dos seus 134 anos, tem trabalhado em prol da cultura musical na freguesia de Pedrógão Pequeno e no concelho da Sertã.

A qualidade do seu ensino e consequente prestação dos seus integrantes, já levaram esta Filarmónica a realizar vários encontros de bandas e a tocar um pouco por todo o país.


Recentemente apresentaram o seu segundo CD, “Aurora 2024”, num concerto comemorativo do seu aniversário.


Com pouca diferença de idade da Banda de Pedrógão Pequeno, a Sociedade União Alcaçovense tem marcado 1885 como ano da sua fundação. A formação surgiu da união de duas bandas locais da freguesia de Alcáçovas, que se apresentavam como “rivais”.

Mais recentemente, tem-se revelado como um pólo de dinamização social e cultural da vila, através da sua escola de música, da gravação de um disco e ainda pela distinção com Medalha de Honra do Município.