População estrangeira contribui para o crescimento real em Penamacor pela primeira vez em 50 anos

0
420

Foi apresentado esta quinta-feira, dia 5 de junho, em Penamacor, o relatório de caracterização da situação e dinâmica imigratória na Beira Baixa, no âmbito de um estudo desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco para a CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

O relatório revela um dado histórico: Penamacor registou, em 2023, um crescimento real da população, com um saldo migratório positivo de 130 habitantes, que compensou o saldo natural negativo de 81, resultando num aumento líquido de 49 pessoas – a primeira inversão populacional em meio século.

Entre 2008 e 2023, o número de estrangeiros legalizados na Beira Baixa cresceu 265,6%, passando de 1856 para 6786. Em Penamacor, os números subiram de 58 estrangeiros em 2008 para 440 em 2023. O relatório identifica o Reino Unido e a Alemanha como os principais países de origem dos novos residentes.

O estudo, ainda em curso, resulta de uma abordagem participativa, envolvendo 400 inquéritos a imigrantes, entrevistas e grupos de discussão com interlocutores locais. Destaca-se uma perceção positiva da imigração na maioria dos concelhos, sobretudo pela contribuição dos imigrantes para a economia local, serviços essenciais e revitalização demográfica.

Apesar dos bons indicadores, os autores alertam para desafios como o acesso à habitação, barreiras linguísticas e integração nos serviços públicos. O relatório propõe um conjunto de eixos estratégicos e medidas para melhorar os processos de atração, fixação e integração de imigrantes.

O Presidente da Câmara de Penamacor e Vice-Presidente da CIMBB, António Luís Beites Soares, sublinhou que esta é apenas a primeira fase do estudo e salientou a importância de conhecer melhor os novos residentes para sustentar políticas eficazes. “Temos falta de mão-de-obra e eles fazem cá falta. É necessário que estejam bem integrados. Este processo vai continuar, pelo menos nos próximos anos”, afirmou.

Foto – Município de Penamacor