A Turismo Centro de Portugal vai marcar presença na FITUR, Feira Internacional de Turismo, que decorre de 21 a 25 de janeiro, em Madrid, com uma programação centrada na gastronomia e no enoturismo da região, na cooperação transfronteiriça com Espanha e na valorização do turismo do interior.
Um dos momentos em destaque acontece na quinta feira, 22 de janeiro, às 15h30, no stand do Turismo da Extremadura, com a apresentação de uma estratégia conjunta que promove o Centro de Portugal, o Alentejo e Ribatejo e a Extremadura como destino internacional integrado. A sessão é seguida, às 16h30, por uma degustação gastronómica ibérica, com chefs dos três territórios a confecionarem um menu completo. O Centro de Portugal participa com Roberto Lopes e Ana Batista, do Restaurante Casa Cunha Leal, no Fundão, responsáveis pela sobremesa, um creme de arroz doce com leite de cabra e cantharellus tubaeformis.
A cooperação transfronteiriça volta a estar em evidência na sexta feira, 23 de janeiro, às 15h45, também no stand da Extremadura, com a apresentação do II Congresso Mundial de Turismo do Interior, que terá a Guarda como cidade anfitriã, nos dias 18 e 19 de novembro.
No sábado, 24 de janeiro, o foco passa para a promoção dos produtos e experiências gastronómicas do Centro, com a apresentação do projeto Sabores ao Centro, às 17h00, no stand Visit Portugal, do Turismo de Portugal. Seguem-se, às 17h10, o Roteiro de Enoturismo, pelo PROVERE Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas da Região Centro, e, às 17h20, a Rota dos Queijos, pelo PROVERE Queijos do Centro de Portugal, terminando com uma mostra e degustação de vinhos, queijos, pão e azeite, às 17h30.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Turismo Centro de Portugal, o Turismo de Portugal, a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, as oito Comunidades Intermunicipais da região e os dois PROVERE envolvidos, contando ainda com o envolvimento de vários parceiros institucionais e do setor.
