A situação do incêndio que lavra no concelho da Covilhã, apesar de registar ligeiras melhorias após um dia de quinta-feira considerado “extremamente difícil”, mantém-se ativa e a inspirar grandes cuidados, informou a Câmara Municipal ao final da tarde desta sexta-feira.
No ponto de situação emitido às 17:30, a autarquia confirmou que o fogo continua a ser combatido em duas frentes principais: uma em Cortes do Meio e outra no Vale da Barragem Padre Alfredo. Para além destes focos, ao longo do dia têm ocorrido diversas reativações, nomeadamente nas zonas de Unhais da Serra e Dominguizo, que estão a ser prontamente contidas pelas equipas no terreno.
Face à “instabilidade da situação”, as autoridades reiteram o apelo à população para que mantenha a máxima vigilância. É pedido aos cidadãos que, em caso de aumento do risco, permaneçam em locais seguros, adotem comportamentos de autoproteção e sigam rigorosamente as indicações dadas pelas forças de socorro.
A Câmara Municipal da Covilhã aconselha ainda a que se evite a exposição ao fumo e que as deslocações desnecessárias sejam limitadas, de modo a não colocar civis em risco e a não interferir com a circulação dos veículos de emergência.
Na mesma comunicação, a autarquia deixou um agradecimento a todos os que, de forma direta ou indireta, têm estado envolvidos no combate às chamas e no apoio logístico às equipas no terreno.