A CooLabora, cooperativa de intervenção social, vai promover um debate dedicado ao tema do “Decrescimento”, na próxima sexta-feira, 17 de outubro, pelas 21h30. A sessão, com entrada livre, terá lugar na sede da instituição, na Covilhã.
A iniciativa visa “estimular a imaginação do futuro para além do crescimento económico contínuo” e fomentar a reflexão sobre as áreas da sociedade que necessitam de crescer ou decrescer, tendo sempre em perspetiva o bem-estar coletivo e os limites ecológicos do planeta. O debate insere-se na corrente de pensamento que questiona o paradigma da expansão económica infinita perante a finitude dos recursos naturais.
Este evento aberto à comunidade integra o programa do Encontro Nacional 2025 da Rede para o Decrescimento, que este ano se realiza na Covilhã, entre os dias 17 e 19 de outubro. A organização do encontro está a cargo da CooLabora e conta com o apoio do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, consolidando a cidade como um polo de discussão de alternativas para um futuro mais sustentável.