Projeto “Guarda a Crescer” arranca este sábado com reflorestação em Aldeia do Bispo

O Município da Guarda, através da Rede Cultural e Criativa da Guarda (RCCG), dá início este sábado, 25 de outubro, ao projeto “Guarda a Crescer”. Esta iniciativa prevê a realização de seis ações de reflorestação em diferentes pontos do território até ao final do ano.

O objetivo principal é a reposição de árvores e vegetação em áreas que foram afetadas pelos incêndios de 2022, bem como em locais ligados à rede cultural, contribuindo assim para a recuperação da biodiversidade e para a valorização ambiental da região.

A primeira ação de plantação decorre já este sábado, em Aldeia do Bispo. O programa tem início às 9h00, com a saída do Museu da Guarda. O ponto de encontro na aldeia está marcado para as 9h25, no Museu Etnográfico da Castanha.

Pelas 9h30, no Soito da Fonte Nova, os participantes terão a oportunidade de assistir a um workshop sobre “O castanheiro e a sua plantação”, orientado por Paulo Abrantes. O início da plantação está agendado para as 10h00. A manhã termina com um momento de convívio e uma prova de jeropiga às 11h15, estando o regresso à Guarda previsto para as 12h00.

Esta primeira ação é organizada em conjunto com a Freguesia de Aldeia do Bispo e o Museu da Castanha. Os interessados em participar podem obter mais informações e realizar a sua inscrição através do website oficial da campanha, em www.guardaacrescer.pt.

0