“Heróis da Fruta” regressa às escolas com prémios garantidos para todos e novo patrocinador

O projeto “Heróis da Fruta” arranca para o ano letivo 2025/2026 com inscrições recorde e uma novidade de peso: pela primeira vez, todas as turmas que completarem o desafio receberão prémios garantidos. As inscrições para a 15.ª edição da iniciativa, promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), encerram já amanhã, 31 de outubro.

A grande mudança deste ano elimina o tradicional sorteio de prémios. Todas as turmas do pré-escolar e 1.º ciclo que concluírem o desafio de 5 semanas receberão um conjunto de recompensas, que inclui diplomas, autocolantes, um pack de vouchers familiares para experiências, a bandeira “Missão Cumprida”, o livro-jogo do projeto e sementes para a horta escolar.

Esta edição conta também com um novo parceiro principal, a BNP Paribas Cardif. Glória Ferreira, da seguradora, sublinhou o orgulho em “contribuir para o avanço da investigação científica e para a prevenção da obesidade”, integrando o projeto no seu programa internacional “My Food My Future”.

Mário Silva, presidente da APCOI, deu as boas-vindas ao novo parceiro, afirmando ser “fundamental para continuarmos a oferecer gratuitamente este projeto educativo a cada vez mais crianças”. Desde 2011, o “Heróis da Fruta” já envolveu mais de 1 milhão de crianças e, segundo Mário Silva, garantiu “a ingestão de mais de 5 mil toneladas de fruta e hortícolas” nas escolas.

A eficácia do programa é validada por um relatório do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (ISAMB/FMUL), que apurou um aumento médio de 22,6% na ingestão de lanches escolares nutritivos. Além disso, 52,8% das crianças experimentaram uma fruta ou hortícola nova pela primeira vez.

Até ao momento, já estão inscritos 30.179 alunos de 1.538 turmas, cobrindo todos os distritos e regiões autónomas. Lisboa (8.841 alunos) e Porto (5.904 alunos) são os distritos com maior adesão. As últimas inscrições podem ser feitas até 31 de outubro no site oficial do projeto.

0