Menu Fechar

Covilhã comemora amanhã 153 anos da elevação a cidade

https://scontent.fopo4-2.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/393407474_809584434508961_5071278222427242258_n.jpg?_nc_cat=108&ccb=1-7&_nc_sid=5f2048&_nc_ohc=c8TrxgXKeNYAX9bgNfU&_nc_ht=scontent.fopo4-2.fna&oh=00_AfDeQvv67AiIhMZxjSbCIR1OZo2fBD2I2NFZRXmYL_IHrg&oe=6534F93A

A Covilhã comemora amanhã 153 anos da elevação a cidade com homenagens a uma instituição e a várias personalidades e empresários que, de forma marcante, têm desenvolvido acções de mérito no concelho.

Os galardões vão ser entregues amanhã na Sessão Solene, com a Universidade da Beira Interior a receber a Chave da Cidade, distinção que é atribuída no mesmo ano em que se assinalam os 50 anos da criação do ensino superior na cidade.

A Medalha de Mérito Municipal, grau ouro, vai ser outorgada a Arnaldo Saraiva, reconhecido académico, poeta, ensaísta, tradutor e cronista português, que não esquece Casegas e o concelho da Covilhã, de onde é natural.

Com a Medalha de Mérito, grau prata, vão ser homenageados o médico Jerónimo Leitão, o ex-empresário Júlio Severino Cruz Repolho, e o ex-comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, Fernando Lucas. A mesma distinção será ainda atribuída aos empresários António Dias, Catarina Gomes, Rui Gomes e Jaime Alberto.

A título póstumo, será homenageado Luiz Fernando de Carvalho Dias, personalidade que muito contribuiu para a investigação sobre a indústria dos lanifícios.

O Presidente do Município da Covilhã, Vítor Pereira, salienta a “justíssima homenagem da cidade a personalidades ímpares que se destacaram na comunidade” e que com a sua acção e trabalho têm contribuído para o desenvolvimento e projecção do concelho. “Queremos reconhecer o seu percurso de vida, os exemplos, o mérito, a capacidade, o engenho, a arte, a ousadia e a criatividade”, sublinhou o autarca.

A Sessão Solene de Homenagem a Personalidades e Instituições terá lugar amanhã (15h00) no Salão Nobre dos Paços do Concelho. No mesmo dia, durante a manhã (10h00), será realizada a Sessão Solene da Assembleia Municipal.

Ao longo deste mês, a Câmara Municipal da Covilhã vai visitar obras e inaugurar investimentos públicos, no valor superior a três milhões de euros, no âmbito das comemorações dos 153 anos da cidade. Serão inauguradas as coberturas dos pavilhões do CCD Estrela do Zêzere da Boidobra e do Clube Desportivo da Covilhã, e visitas a obras que o Município está a realizar em várias freguesias do concelho, à requalificação de casas no âmbito da Estratégia Local de Habitação e ainda a empreendimentos privados, bem como a apresentação do Hospital Privado da CUF.

Artigos relacionados