O Diretor do Doutoramento em Economia da Universidade da Beira Interior (UBI), António Cardoso Marques, atualmente residente em Belmonte, anunciou publicamente a sua disponibilidade para se candidatar à presidência da Câmara Municipal de Belmonte nas eleições autárquicas de 2025.
Num comunicado divulgado esta semana, o professor afirma que a decisão é “pessoal, autónoma e desinteressada”, assumida com “compromisso e responsabilidade”. Sublinha ainda a vontade de “fazer de forma diferente”, com “nova energia” e “nova ambição” para o concelho.

A sua candidatura surge no mesmo fim de semana em que foi rejeitado, pela estrutura distrital do PSD, o nome do advogado Germano Fernandes, anteriormente anunciado como cabeça de lista à Câmara de Belmonte pela concelhia do partido. A rejeição deste nome abre espaço para outras leituras sobre o posicionamento político da nova candidatura, embora, até ao momento, não tenha sido formalizado qualquer apoio partidário.
Assim, o professor universitário perfila-se como candidato independente, ou não, surgindo como alternativa aos quadros tradicionais e num contexto político em reconfiguração no concelho de Belmonte.