No âmbito da Operação Floresta Segura 2025, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) anunciou a ativação da Rede Secundária de Postos de Vigia, desde o passado dia 29 de junho. Esta rede vem reforçar a vigilância e a capacidade de resposta aos incêndios rurais em todo o país.
A estrutura agora ativada acrescenta 150 postos de vigia, guarnecidos por 600 operadores, que estarão em funcionamento até 15 de outubro de 2025. Junta-se assim à Rede Primária, composta por 80 postos e 320 operadores, em operação desde 5 de maio e ativa até 3 de novembro.
Estas duas redes integram a Rede Nacional de Postos de Vigia e trabalham de forma articulada com o Sistema de Videovigilância Florestal, que conta atualmente com 147 câmaras, reforçando a vigilância, deteção e coordenação nas ações de proteção da floresta.
A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) continua disponível para denúncias e pedidos de esclarecimento, numa missão contínua de proteção ambiental e segurança das populações.
Foto – GNR – Comando Territorial de Castelo Branco