- publicidade - <>
- publicidade - <>

Restaurante “A Escola” do IPG reabre em Seia com sabores de Douro e Minho

Todas as quartas-feiras o serviço será assegurado pelos estudantes de “Restauração e Catering”, “Gestão Hoteleira” e de “Cozinha e Produção Alimentar”, sob a supervisão de professores. Num espaço que reproduz o ambiente de um restaurante convencional, este semestre irá recriar a culinária de todas as regiões do país. A segunda semana será dedicada a Trás-os-Montes.

O restaurante da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia reabre esta quarta- feira com gastronomia de Entre Douro e Minho: o menu desta unidade do Instituto Politécnico da Guarda – IPG será composto por Costeletas de Sardinhas, Caldo de Castanhas Piladas, Arroz de Forno à Antiga e Pudim Abade de Priscos.


Com funcionamento semanal, os objetivos deste restaurante chamado “A Escola” mantêm-se iguais ao de anos anteriores: servir de laboratório para os alunos da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) e de aulas práticas com os seus professores, fazendo as delícias da população de Seia, dos estudantes e dos próprios docentes do Politécnico da Guarda.


O serviço será inteiramente assegurado por estudantes do IPG em Seia, sob a supervisão de professores, num espaço que reproduz o ambiente de um restaurante convencional. Neste primeiro semestre a ementa será mudada semanalmente e fará a visita à gastronomia de todas as regiões nacionais.


Se na primeira semana de funcionamento do restaurante “A Escola” os alunos vão confecionar pratos característicos da região de Entre douro e Minho, na semana seguinte será servido um menu típico da região de Trás-os-Montes e Alto Douro: Bola de Carnes, Sopa de Chícharos Verdes, Feijoada à Transmontana e Toucinho do Céu de Murça.


“A Escola” conta com a coordenação dos chefes Nelson Soares e Rui Cerveira. “Pretendemos assegurar aos futuros profissionais uma compreensão sólida e realista das exigências do setor, preparando-os para enfrentar o mercado de trabalho com competências concretas e confiança na sua execução”, afirma o chef Nelson Soares.

“Este ambiente educativo, que simula a realidade da hotelaria e restauração, enriquece a formação e é indispensável para o desenvolvimento integral dos alunos da ESTH”.


A escolha dos menus e a confeção de todos os pratos é assegurada pelos estudantes da licenciatura em Restauração e Catering e do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Cozinha e Produção Alimentar. O serviço de sala fica a cargo dos alunos das licenciaturas em Restauração e Catering e Gestão Hoteleira, sob a supervisão de Nelson Soares.


“O restaurante veio criar a possibilidade de, num ambiente real de trabalho, os estudantes poderem preparar a sua entrada no mercado profissional, uma vez que têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em várias unidades curriculares”, afirma o chef Rui Cerveira, docente do IPG e responsável pelo restaurante A Escola.

“Ao mesmo tempo, é uma forma de adquirirem competências e experiência em áreas como a cozinha, a preparação de uma sala e em várias técnicas de servir”.


Segundo Nelson Soares, “o serviço de restaurante é uma componente chave para o desenvolvimento de competências essenciais ao atendimento, comunicação e gestão de situações concretas de serviço, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar conceitos teóricos num contexto prático”. Para o responsável pela supervisão do serviço de sala, “A Escola não é apenas um espaço de prática, mas também um verdadeiro laboratório de ensino, onde teoria e prática se interligam de forma dinâmica e eficaz”.


A partir de 6 de novembro, o restaurante “A Escola” vai funcionar todas as quartas- feiras ao almoço, mediante reserva, a partir das 13h00. A reserva deve ser feita até ao dia anterior ao pretendido, mas, por norma, aceitam-se reservas até às 10h00 do próprio dia.

Partilhar

<>
Caria
céu limpo
30.2 ° C
30.2 °
30.2 °
19 %
3.8kmh
0 %
Ter
29 °
Qua
36 °
Qui
31 °
Sex
27 °
Sáb
24 °

Nuno da Câmara Pereira desiste da candidatura à Câmara de Belmonte

Nuno da Câmara Pereira anunciou, hoje, através de uma...

Sabugal: Pulseira eletrónica por violência doméstica

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo Investigação e...

Dinheiro PRR para residência estudantil do IPG quase duplica para 4,9 milhões

Colocado fora do financiamento PRR às novas residências em...

Detido por crime de incêndio urbano em Castelo Branco

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve,...
- publicidade -